RACISMO E PRECONCEITOS…
Este caso passado há dias na cidade americana de Fergurson, onde um jovem negro foi baleado de forma aparentemente desproporcionada e desequilibrada de modo fatal por um agente da polícia (por acaso branco), fez de novo renascer as paixões e lutas de cariz racial nos EUA e que emergem sempre, mesmo que se apregoem as liberdades nesta democrática Nação Americana.
Todos nós sabemos que este convívio multirracial será sempre muito ténue e eventos deste jaez, assim o confirmam. Indesculpável este “modus operandi” das forças policiais, que não brincam em serviço, atirando a matar ao mais pequeno sinal de perigo, e que acaba nesta situação que aconteceu, como em muitas outras.
Outro pormenor que não devemos esquecer, é o modo como os cidadãos americanos lidam com o uso das armas que tem venda quase livre e que leva a que se resolvam casos e desavenças ao tiro, como no tempo do faroeste…
O meu receio são as outras forças que estão por detrás desta emotiva reação, manipulando e ampliando, este triste abuso de autoridade, causando mais violência e caos na cidade e nas mentes dos cidadãos mais instáveis e que servem muito bem para os inimigos da democracia americana.
Para mim que felizmente não tenho esses sentimentos de cariz racial e baseados apenas na cor da pele, consigo dizer que outros interesses obscuros estão a movimentar estas pessoas no modo como tem protestado, induzindo apenas a violência gratuita e anarquia.
E é aqui que o governo norte-americano tem de aprender a lidar bem e com mais equilíbrio, na repressão do crime, com justeza, mas sem desvarios prepotentes…normalmente com os mais fracos…