OS NOVOS DESAFIOS DA FAMILIA- PORTUGAL, SÉCULO XXI…
Sinais dos tempos que atravessamos neste Portugal Europeu e que provocam grandes angústias em muitos de nós, tanto nas camadas mais jovens como abrangendo também os de mais idade!
Com a tão falada e sentida crise económica, o desemprego entre outros, mostrou-nos uma faceta social que andava arredia ou esquecida de muitas mentes, ou seja, a Família como núcleo agregador, nos tempos mais difíceis! Como aliás tem sido ao longo dos séculos. Só que na nossa sociedade moderna, criou-se a tendência de autonomia social e financeira, em que os elementos mais jovens saindo da casa dos progenitores, entendendo que seria sempre melhor enfrentar sozinhos os seus desafios pessoais. Casais jovens entregavam os seus filhos nas Escolas e Colégios, permitindo-lhes mais liberdade e tempo para lutar no mercado de trabalho, em autentica competição profissional, esquecendo-se das mais-valias que são o de acompanhar de forma efetiva o crescimento dos seus rebentos, equilibrando esta relação casa/trabalho.
Agora de novo, a terceira geração dos Avós é chamada a dar o seu contributo para cuidar dos mais pequenos, compensando com o seu conhecimento e experiencia de vida as impossibilidades que muitos pais tem enfrentado. Tanto no aspeto afetivo como económico os jovens pais viram-se na contingência de mais ajuda daquela geração que era considerada já desnecessária!
Esta por incrível que pareça é uma consequência positiva paras as famílias, chamando á ação todos os seus elementos e com ganho de valores e afetos muito importantes. Admitindo e desejando sempre a mais e melhor autonomia das jovens famílias, esta renovada vertente de interação com os mais velhos, só poderá trazer melhores suportes para todos, com mais sabedoria e equilíbrio nas nossas tarefas diárias.
E assim, os laços familiares ficarão mais reforçados para enfrentar com mais possibilidades de sucesso estes novos desafios dos nossos dias…