NO PÓS ATENTADO DE PARIS…FRATERNIDADE, IGUALDADE, SOLIDARIEDADE!
É inegável que os tristes e trágicos acontecimentos que ocorreram nos últimos dias em Paris, originados pela intolerância e irracionalidade de mentes focadas apenas na (s) sua (s) verdade (s) que será sempre absoluta e incontestável perante todos os outros, que não alinhem nessa linha de pensamento, nos afetaram profundamente!
O modo frio e obsceno como matam pessoas agora em pleno coração da Europa democrática, chama a atenção de todos aqueles que mais distraídos andam, deste triste tipo de eventos um pouco por todo o mundo, (Síria, Iraque,Afganistão, juntando também o Paquistão e a Nigéria, só para lembrar alguns), que desde há muito massacram os seus concidadãos que pecam apenas por não partilharem das suas ideias e crenças ideológicas, e agora que nos toca mais de perto, há que dar vazão á nossa indignação!
Temos de pensar seriamente em tudo o que fazemos, a politica utilizada de modo global, no combate a este tipo de fundamentalismo religioso e ideológico, tentar e resolver, compreendendo o que faz agir um jovem europeu, (mesmo que tenha raízes geracionais anteriores ao pais onde nasceu), entrar neste tipo de organizações, tendo como objetivo o serem “mártires” por esta causa indigna!
Sermos também mais sensíveis e inteligentes, ser positivos no modo como os media criticam as situações relacionadas com estas ideologias fundamentalistas! Os cartoons ou a escrita podem e devem ter mensagens de denúncia, mas sem humilhar os seus alvos. Fazê-los pensar o que é a liberdade de expressão, sim, mas responsável e assertiva!
E o que iremos nós ver amanhã na edição do jornal satírico? Mais do mesmo? Não aprenderão nada com os erros que deram no que deram! Não comungo da liberdade de expressão, sem limites! Acredito na liberdade de expressão que denuncia erros, mostra alternativas positivas que educa para comportamentos mais equilibrados, que não provoca a ira sem regra!
Este é agora o momento de fazermos valer os três Valores da nossa vivência democrática europeia. Ou seja, Solidariedade, Igualdade, Fraternidade!