DEFINIÇÃO DE RACISMO, OU O “CRAZY” TRUMP…
Num artigo de opinião arrasador publicado no Semanário Expresso, do escritor Mário Vargas Llosa, sobre este “cromo” americano, candidato pelo Partido Republicano às eleições presidenciais dos EUA, de seu nome Donald Trump, entre muitas outras definições retive uma de Racismo, e que não resisto a transcrever! Aqui vai:
“O problema do Racismo é que nunca é racional nem se apoia em dados objetivos, mas sim, no Preconceito e no Medo do Outro, por este ser diferente, ter a Pele de outra Cor, ou falar outra Língua!”.
Na verdade os EUA são uma grande Nação com as variantes mais imprevisíveis de personalidades que surgem assim de repente com posições e opiniões no espectro político, a que só um regime livre e democrático permite!
E um sinal de inteligência e bom senso, seria usar essa liberdade de expressão em prol dos cidadãos americanos de todas as cores e feitios e não em espetáculos tristes e deprimentes deste pretenso candidato a presidir a uma grande Nação como são os EUA!
Mas tenho para mim que este “Pato” Donald está nesta candidatura presidencial apenas para se divertir e provocar! Homem de posses, vive a sua vida sem problemas de maior e vê neste comportamento uma oportunidade de desestabilizar a classe politica americana mais responsável. E porque acredito que os cidadãos americanos, embora possam sorrir a estes desplantes do Mr Donald, na hora de decidir farão o “update” adequado, para que o destino da grande nação americana continue a ser uma referência mundial segura, (apesar de todas as suas contradições) e assegure que a s loucuras e génios do Mal que pululam um pouco por este mundo fora, pelo menos sejam contidos nos seus espaços de “loucura”!