AS PRAXES…IMCOMPETENTES…
Tudo leva a crer que a tragédia há dias na Praia do Meco, em que seis estudantes da Lusófona, morreram levados por uma onda de mar, foi motivada por uma espécie de ritual, ligada ao que mau se faz nas praxes Académicas!
O único sobrevivente, por enquanto não consegue explicar como tudo se passou, mas pelos indícios colhidos, tudo aponta para uma infeliz cena de praxe dos sete elementos.
Eu não sou contra esta tradição se ele tiver e for feita com um mínimo de dignidade e bom senso. Se estes cerimoniais servem para “batizar” os novatos que entram para a vida Académica no Ensino Superior, nunca poderão ser causa destas tragédias! Terão que ser controladas não só por um grupo de pretensos veteranos, mas sempre com a proximidade dos estabelecimentos de Ensino a que pertençam. Não pode ser de outra maneira, porque depois na hora de responsabilizar todos aqueles desvairados que se aproveitam de tradições que visam a Vida, e causam com as suas ideias mirabolantes, sofrimento inenarrável aos novos alunos e as suas famílias, depois os ditos mentores como que desaparecem, por artes de mágica!
Faço votos para a que a culpa não morra solteira, como diz a voz popular, e se retifiquem e limitem de uma vez por todas, todas as possíveis más causas, num cerimonial iniciador que se pretende motivador do Estudo e bom Desempenho no Ensino Universitário… com humor, mas um mínimo de elegância...
Pensemos bem neste terrível tributo que agora se pagou! Para evitar futuros desastres sociais e humanos!