ESPERANÇA NO FUTURO?
Diz-se muitas vezes que o Passado não interessa, o Presente está a desenrolar-se e o que devemos ter em foco é o Futuro mais ou menos próximo.
Eu não penso assim! Porque não sendo saudosista, retenho para mim todo o meu histórico de Vida, os momentos que têm constituído a minha passagem terrena. Têm servido, servem, servirão, para que a minha memória física e intelectual construa os meus fundamentos em todos os aspetos. É curioso que se eu pudesse voltar atrás no tempo, tenho a certeza de que não faria tudo igual! Há tanta coisa que não fiz, ainda e que poderia ter realizado em diferentes tempos e ocasiões. Retificaria outras, e repetiria também aquelas onde permanece ainda a minha convicção (ões) de que fiz o que deveria e tinha de ser feito!
Todas estas palavras, para resumir que não é ajuizado rejeitar o passado e desvalorizar o Presente. Se repararmos, vivemos ao milésimo do segundo! O Tempo flui rapidamente que não o podemos controlar na nossa caminhada. Mas podemos estar atentos e despertos para o que se passa á nossa volta e fazer a nossa parte. Nunca, isolarmo-nos em redomas invisíveis, “fugindo" dos perigos de estar vivo e rodeado por outros Seres viventes! Bons ou menos bons, temos de os enfrentar, sempre com razoabilidade, mas sem medos ou receios. Há tempos, fui visitar a casa onde nasci, lá para os lados do Douro pujante e pedregoso! A casa lá está, em ruínas, mas para mim, é o meu berço! E comove-me a visão daquelas paredes mal tratadas, mas plenas de mensagens do que foi a minha vida nos alvores dos anos 50 e 60! Estas visitas, algumas feitas apenas por mim próprio, comovem-me e dão-me alento para enfrentar o futuro! Nunca fico deprimido! Nunca!
Deprimente,é constatar que o Medo é muitas vezes usado como arma dominadora em sociedades mais restritivas e fechadas em termos civilizacionais e religiosos. A figura do Infiel, em especial nos Países de raiz islâmica, é brandida do modo separatista pelos governantes religiosos, porque assim vão perpetuando o seu domínio mental sobre imensas legiões de seguidores e doutrinados de tal forma fundamentalista, que estes são tantas vezes induzidos a sacrificarem as suas próprias vidas, e pior, levando junto com eles, outras pessoas cujo “crime” consiste em ter uma Fé ou Ideais diferentes!
Para ter esperança no Futuro, creio que nunca devemos renegar ou esquecer o Passado! Por este nos dar “ferramentas” para enfrentar o desafio futurista com maior sucesso!
São estas as minhas convicções, e aqui delas quero dar testemunho! E principalmente, respeitando todos os Outros que por caminhos diferentes fazem a sua caminhada, mas sem abdicar do meu Caminho! É só isso que exijo!
E como diz uma frase feita muito conhecida de Nós: “Façam o favor de ser felizes!