O PORTO DE A a Z...
Aceitando com todo o gosto o desafio lançado pelo meu Amigo Hugo, aqui ficam algumas das minhas definições de A a Z, da minha (nossa) cidade do Porto!
A- A- Avenidas do Porto, a da Boavista, que rasga horizontes da praia até um dos corações da cidade: a dos Aliados que recebe com fidalguia as nossas visitas; a do Brasil que nos presenteia com grandes espaços para passeios à beira mar (a Mónica que o diga!)e tantas outras…
B- B- Bom Sucesso Bolhão Mercados portuenses que contêm o que de melhor nos podem mostrar as gentes da nossa cidade (desde a dama, até à mais humilde plebeia…) E como se lá fala…à Porto!
C- C- Cristal (Palácio), lugar de referência nas gentes cá do burgo! As feiras populares que lá se faziam, namoricos e afins…; de carago!!!, carago, expressão tão vilipendiada pelos “mouros”…
D- D- Dar simpatia e hospitalidade é uma norma dos portuenses, mas exigem o mesmo, senão…Douro, o nosso rio (eu disse rio, não Rio), que é imagem de marca mundial!
E- E- Esplanadas do Porto. Nestes últimos tempos mais viradas à praia, mas que são e foram sempre ponto de encontro para nós. Lugares de referência… Foz, Ribeira, agora a do lado de lá…do rio, eu gosto!
F- F- FUTEBOL CLUBE DO PORTO! - A Minha (nossa) paixão! Sem reservas! Total! Simboliza tudo aquilo em que acredito! Tem raça, fogo (do Dragão)! Enfim, tudo pelo qual tenho vivido (valores)! de “Francesinhas” O único estrangeirismo que tolero! E que boas que são!
G- G- Gosto de viver na minha cidade e arredores! Não trocar por lugar nenhum!
H- H- Honra aos portuenses, mesmo em alguns desvarios (claque dos super Dragões) ás vezes!
I- I-Ir aos sítios por mim preferidos na cidade. Independentes e de nariz arrebitado, é assim o portista!
J- J- De Jorge, de jogo de futebol… no Parque da Cidade… no DRAGÃO… nas ANTAS…de Justiça à maneira do Porto!
K- K- Kellogs flocos de aveia… eh, eh, Karaoke places …para eu cantar! (e não só)
L- L- Largos e praças da nossa cidade, todos os que houver sem excepção…
M- M- Maternidade Júlio Dinis, local do nascimento da minha primeira filha Andreia… só podia ser… mesmo morando em Leça da Palmeira!
N- N- NORTE SHOPING…Aqui partilho com o Hugo esta referência! Local de eleição para compras e ver gente bonita (lol) … a simples palavra… NORTE, que faz tremer muita gente!
O- O- Ora bolas, ora que grande cara…o… enfim um léxico verbal muito rico e descritivo!
P- P- Esta então é ainda mais rica!!! P..que..P…! (eu traduzo para os mais cépticos: Porto que Porto!) quando o nosso clube ganha!
Q- Q- Querer, faceta que mostramos, com as questões de bairrismo na cidade! Somos assim e pronto!
R- R- Ribeira (outra que “copio” do Hugo) ligar de eleição para os “portistas” que nos mostra a nossa longa história de grandes lutas feitos e prazeres!
S- S- Santos populares, festas. Bailaricos, S.JOÃO, S: PEDRO, sem igual no mundo e arredores!
T- T- Torre dos Clérigos, símbolo da cidade (como tantos outros) mas com saliência nas imagens da nossa cidade como símbolo e identidade!
U- U- Universidades do Porto! Ensino de relevância! A sério! Nada de Modernas nem Independentes!
V- V- Vitória, Velásquez (praça que eu tb calcorreei muitas vezes), vontade de viver nesta terra! Vale Formoso das sessões de cinema e cantorias…
W- W- WINNERS, é o que nós somos… para raiva de muitos!
X- X- “Xá chega!”
Y- Y- YES!
Z- Z- Zonas das carreiras dos autocarros e eléctricos e quando saíamos depois da zona, com os bilhetes a menos e guarda-freios a mais… atrás de nós!
E MAI`NADA!