15
Jan05
MOMENTOS...
jotaeme
Momentos
Não, não vos vou falar sobre o Pedro Abrunhosa, artista da nossa praça que admiro, mas sim de uma miscelânea de acontecimentos de que me dá ganas falar e partilhar convosco.
Nós portugueses têm a tendência para a originalidade, em termos comparativos com outros povos. Vejamos o exemplo da anunciada lei contra o tabagismo com as restrições mais que necessárias para que, os não fumadores (no grupo do qual eu me incluo) não sejam afectados por esse hábito que tão pernicioso é para a saúde de todos. Países como os E.U.A., Irlanda, Itália, já puseram em prática leis semelhantes e que me conste, não morreu ninguém por isso! Tiveram sim que se adaptar ás novas circunstâncias e limites previstos por essas leis. Tão só! Aqui no nosso Portugal começam os nossos legisladores a trabalhar e bem na nossa nova lei e eis que a meio do caminho, o que previa proibição absoluta em locais como restaurantes, cafés, bares, nos locais de trabalho, começam estes feitores das leis a inventar, e colocam uma emenda, deixando ao livre arbítrio dos donos desses locais o uso ou não do fumo dos cigarros! Quer dizer, ninguém vai cumprir este objectivo que era salvaguardar os que não fumam mas gostam de ir a bares, restaurantes, cafés, tal como eu por exemplo, e que já não têm conta as vezes que me vejo obrigado a sair desses locais por se tornar insuportável lá estar nessas condições! Os governantes portugueses estão a assim a perder uma oportunidade única de criar condições mais saudáveis para todos nós, só por causa dos interesses corporativos e financeiros. Nos locais de trabalho dou um exemplo elucidativo na empresa onde trabalho. Da área têxtil, por condições de segurança é proibido fumar em toda a área produtiva e o que é que a empresa fez para evitar os que fumavam ás escondidas: Criou salas de fumo, estanques, para aqueles que não suportavam estar sem fumar durante o período de trabalho. A mim continua a parecer-me uma panaceia, mas pelo menos não fumam ás escondidas, nem põem em perigo a saúde dos outros.
Termino, dizendo desde já que não tenho nada contra quem fuma (certo Mónica?), isso é lá com eles. Nunca deveremos deixar que os nossos hábitos e costumes afectem os outros ok? Este princípio está intimamente ligado ás bases em que se fundamenta a democracia.