A ESCOLA E OS SEUS OBEJETIVOS.
Tema: Como se deve comportar o sistema de Educação em termos de Avaliação de Desempenho e Classificação de Competências?
Como é possível que os Encarregados de Educação deixem os seus filhos nas escolas convencidos de que tudo se fará apenas com o trabalho e empenho dos Professores? Porque será que têm tanta relutância em comparecer nas reuniões a que são convocados pela Escola?
Para mim este é dos comportamentos parentais que provocam nos alunos muitas questões sobre o seu rumo e consequente aproveitamento escolar! Ao aperceberem-se deste divorcio em relação á escola, ficam libertos de alguma responsabilidade e muito mais sensíveis às más influências daqueles que não querem nada com a Escola!
Neste binómio Escola/Casa, reside o melhor equilíbrio da Educação! O resto são acessórios ou complementos!
Deixar ao libre arbítrio do Aluno toda a sua formação escolar, é um erro colossal e que só por milagre e que dará bons frutos e resultados finais! Como é possível que um aluno que não sente o apoio parental, com limitações de toda a índole, (material e afetiva), poderá ter sucesso? Se não tiver professores que ensinem com empenho e consigam descobrir todas as suas capacidades ou limitações que servirão para chamar a parte parental na assunção dos seus contributos, como poderão os docentes terem também motivação e sucesso?
E nunca deveremos abdicar de uma exigência satisfatória no aproveitamento escolar dos alunos, porque só assim poderão ter mais sucesso no patamar de Ensino Superior, se assim o desejarem e o poderem fazer em termos financeiros!
Se este triângulo entre Escola, Aluno, Família, estiver bem sustentado, as estatísticas melhoram, e não será apenas uma questão de Estatísticas para Europa ver, mas sim uma efetiva realização pessoal de nós portugueses…