Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




A ESCOLA E OS SEUS OBEJETIVOS.

por jotaeme, em 15.04.15

Tema: Como se deve comportar o sistema de Educação em termos de Avaliação de Desempenho e Classificação de Competências?

Como é possível que os Encarregados de Educação deixem os seus filhos nas escolas convencidos de que tudo se fará apenas com o trabalho e empenho dos Professores? Porque será que têm tanta relutância em comparecer nas reuniões a que são convocados pela Escola?

Para mim este é dos comportamentos parentais que provocam nos alunos muitas questões sobre o seu rumo e consequente aproveitamento escolar! Ao aperceberem-se deste divorcio em relação á escola, ficam libertos de alguma responsabilidade e muito mais sensíveis às más influências daqueles que não querem nada com a Escola!

Neste binómio Escola/Casa, reside o melhor equilíbrio da Educação! O resto são acessórios ou complementos!

Deixar ao libre arbítrio do Aluno toda a sua formação escolar, é um erro colossal e que só por milagre e que dará bons frutos e resultados finais! Como é possível que um aluno que não sente o apoio parental, com limitações de toda a índole, (material e afetiva), poderá ter sucesso? Se não tiver professores que ensinem com empenho e consigam descobrir todas as suas capacidades ou limitações que servirão para chamar a parte parental na assunção dos seus contributos, como poderão os docentes terem também motivação e sucesso?

E nunca deveremos abdicar de uma exigência satisfatória no aproveitamento escolar dos alunos, porque só assim poderão ter mais sucesso no patamar de Ensino Superior, se assim o desejarem e o poderem fazer em termos financeiros!

Se este triângulo entre Escola, Aluno, Família, estiver bem sustentado, as estatísticas melhoram, e não será apenas uma questão de Estatísticas para Europa ver, mas sim uma efetiva realização pessoal de nós portugueses…

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 14:11



Mais sobre mim

foto do autor



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2011
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2010
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2009
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2008
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2007
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2006
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2005
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2004
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D