Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



UM DIA DIFERENTE…OU O AMOR PELA LEITURA E PELOS LIVROS…

Numa iniciativa da professora da disciplina de PORTUGUÊS, na ESCOLA SECUNDÁRIA JOÃO GONÇALVES ZARCO, em Matosinhos, a professora TERESA MIRANDA, propôs uma acção de leitura de livros e análises personalizadas, sobre os conteúdos e hábitos de leitura de todos os alunos e extensiva aos encarregados de educação que quisessem ou pudessem participar nessa aula!

Aceitei o desafio e resolvi levar um autor português (EÇA de QUEIROZ) e um pequeno conto com o título: A AMA., que li para a turma após uma breves palavras sobre a minha interacção com os livros e o tipo de escrita que mais gosto!

Levei também um texto que tinha publicado em 2004 no meu blog “CONTRAPONTO”. Com um tema sobre o METRO DO PORTO. E o que mudou para as pessoas do Grande Porto com este novo tipo de transporte!

De seguida a Katia Monteiro leu um texto de Mia Couto, escritor moçambicano, um dos mais conhecidos em Portugal e que retrata o dia a dia do povo do seu país, caracterizando-o de um modo bonito, utilizando a expressiva linguagem que é de uso diário nas gentes africanas e mostrando o rico conteúdo linguístico lusófono.

A Ana Rita Pires, trouxe para ler um texto do livro FERNÂO CAPELO GAIVOTA, e cujo filme na altura nos anos 70, passou em Portugal com grande sucesso! Eu vi o filme e gostei muito da história representada no mundo animal (gaivotas) e a sua aplicação ao ser humano. A Ana Rita não pôde acabar a sua intervenção, porque entretanto foi necessário dar a voz ao Vereador responsável pelo Pelouro da Educação e Formação, Recursos Humanos e Qualificação Urbana da Câmara Municipal de Matosinhos Dr. António F. G. Correia Pinto(foto em destaque) que veio dar pessoalmente o seu contributo a esta acção.

E não podia ser da melhor maneira, visto que trouxe à presença de todos, um tema candente e no momento muito debatido nos nossos dias: A ANOREXIA – Suas causas e efeitos. Tendo inclusive falado do caso pessoal de uma sua filha com todas as faces dramáticas desta doença e as maneiras possíveis para interagir e a tentar resolver no seio da família! Feita ainda uma abordagem a todos os tipos de dependências de Drogas e as possíveis soluções para a sua resolução.

Entretanto o tempo esgotou-se rapidamente e ficou o sabor a mais acções destas para o futuro!

Como nota final, reforço a ideia de que a disciplina de PORTUGUÊS, é das mais importantes nas nossas escolas e que deve ser tratada com todo o cuidado e acarinhada pelos alunos, devendo ser falada com toda a correcção e fluência. Povo que cuide bem da sua língua materna revela inteligência a sensibilidade!

Resta dizer que estes alunos compõem a turma 10-1ª e que está integrada no projecto Zarco, desta Escola!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:38



Mais sobre mim

foto do autor



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2011
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2010
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2009
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2008
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2007
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2006
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2005
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2004
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D