Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




ENSINO PÚBLICO E ENSINO PRIVADO.

por jotaeme, em 08.08.13

Já em tempos aflorei esta questão tão importante do que deve ser o Ensino na Escola Pública e por oposição o Ensino nas Escolas e Universidades Privadas.

De um lado defensor acérrimo do acesso livre e tendencialmente gratuito de todos os que procurem a aquisição de novas competências, mesmo em idade adulta, (refiro-me a todos aqueles que por esta ou aquela razão, não puderam concretizar a Escolaridade básica, do 9º e 12ºs Anos), não entendo o retirar cada vez mais visível, do papel das Escolas Públicas e repticiamente a procurar favorecer os Estabelecimentos Privados de Ensino. Seja em acordos e parcerias, alegando a falta de resposta nesses locais do M.E., seja de uma forma assumida e sustentada em melhores resultados de Aprendizagem, Nuno Crato parece estar a ceder a esses interesses que visam apenas o vender de serviços para obtenção de lucros financeiros!

As Escolas Privadas existem para isso, não contesto, o que reprovo é o favorecimento que pretendem em igualdade de circunstâncias com o Ensino Público! Eu sempre vi o sector Privado e o sector Público como diferentes e opostos, competindo nos Mercados das suas especialidades, mas sem ajudas financeiras meio escondidas e camufladas em protocolos, parcerias, sempre na mira do dinheiro Público.

As Escolas e Universidades Privadas querem concorrer no Sistema de Ensino, muito bem, sustentem-se a si próprias recebendo daqueles que podem pagar os seus serviços! Mais nada.

 

E deixar á Escola Pública a possibilidade de todos aqueles, (e é a grande maioria) que sem posses financeiras, querem os seus filhos formados com uma Instrução satisfatória, para poderem enfrentar os desafios das suas vidas e mercados de Trabalho.

A mesma visão para os verdadeiros atores do Ensino, disciplinando a sua atuação, ou seja, os Professores devem ser acarinhados e apoiados, em especial na faceta da exclusividade no local de Ensino. Não permitir que professores atuem em simultâneo nas Escolas Públicas e Privadas. O que a prática dessa filosofia nos diz, é que o seu desempenho é diferenciado nos seus graus de exigências e obrigações, criando situações injustas de aprendizagem para os alunos do setor Público. Depois mostram ufanos os rankings passando um atestado de incompetência aos atores do Ensino Público! Como se fosse o mesmo que competir em F1 com um carro tipo Fiat 600, ao lado de um Maserati de alta cilindrada! Ora bolas…

Eu que nem simpatizo por aí além com Mário Nogueira, nestas questões começo a pensar que ele tem razão…o que é mau indicador!

Sr. Nuno Crato, vamos lá a mostrar serviço e acabar com estas indefinições e trazer paz e competência ao seu Ministério e ao ensino Público em especial!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:33



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2011
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2010
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2009
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2008
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2007
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2006
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2005
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2004
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D